Hemoes realiza coleta de sangue em Muniz Freire no dia 10 de fevereiro
O atendimento acontece das 7h30 às 11h, por meio da unidade móvel de coleta
Publicado em 03/02/2026 14:40 - Atualizado em 03/02/2026 14:45
O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) realiza uma ação de coleta voluntária de sangue e cadastro de medula óssea em Muniz Freire na terça-feira, dia 10 de fevereiro, no Parque de Exposições. O atendimento acontece das 7h30 às 11h, por meio da unidade móvel de coleta.
A iniciativa conta com apoio da rede municipal de saúde e tem capacidade para atender até 80 voluntários. Para participar, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou o Agente Comunitário de Saúde para inclusão prévia na lista de doadores.
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. É obrigatória a apresentação de documento original com foto no momento do atendimento.
Após a alimentação, é necessário aguardar pelo menos três horas para realizar a doação. Doadores frequentes também devem respeitar o intervalo mínimo entre as coletas: dois meses para homens e três meses para mulheres. Todos os candidatos passam por triagem clínica, que define a aptidão para doar.
Entre os impedimentos temporários estão gripe ou resfriado (15 dias após a cura), Covid-19 (10 dias após a recuperação), vacinação recente, realização de exames invasivos, tatuagem ou piercing (12 meses), cirurgias, parto cesáreo, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, dengue recente e transfusão de sangue no último ano, entre outros critérios avaliados pela equipe técnica.
Não podem doar sangue pessoas com diagnóstico de câncer, hepatites B e C, HIV, doenças do sangue, doenças autoimunes, cardiopatias, hanseníase, histórico de AVC, usuários de drogas injetáveis e portadores de distúrbios específicos da tireoide, conforme protocolos do Hemoes.
A ação reforça a importância da doação regular para manutenção dos estoques e atendimento à rede hospitalar, contribuindo diretamente para salvar vidas.
por Diorgenes Ribeiro - Comunicação