Mais saúde para Piaçu: duas médicas e horário estendido
As profissionais iniciaram os atendimentos nesta segunda-feira (05), ampliando o acesso da população aos serviços de saúde
Publicado em 06/01/2026 14:48 - Atualizado em 07/01/2026 14:03
A Prefeitura de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o atendimento no Posto de Saúde de Piaçu, distrito do município, com a chegada de duas novas médicas e a implantação de horário estendido. As profissionais iniciaram os atendimentos nesta segunda-feira (05), ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.
As médicas foram selecionadas por meio do Programa de Especialização Médica em Saúde da Família, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), iniciativa vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). O programa prevê quatro dias de atendimento e um dia destinado às atividades de formação e estudo.
No Posto de Saúde de Piaçu, os atendimentos médicos ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras. As quartas-feiras são reservadas para o período de estudo das profissionais, enquanto às sextas-feiras são realizadas visitas domiciliares às famílias da região.
Às terças-feiras, a médica Stefánie Menezes realiza atendimentos em horário estendido, das 7h às 20h, contemplando os moradores de Piaçu 1, que engloba Piaçu sede, Sossego, Fortaleza, Tombos e Boa União. Já às quintas-feiras, o horário estendido atende a população de Piaçu 2, formada por Piaçu sede, Mata Pau, Canta Galo, Guarani, Águas Claras, Alto Norte, Guanabara, Monforte, Córrego da Paz, Panguarito e Córrego Cristal, sob responsabilidade da médica Maria Rita Amaral de Oliveira.
O horário estendido conta ainda com atendimentos da equipe de enfermagem, serviços odontológicos e funcionamento da farmácia do posto para retirada de medicamentos. A marcação das consultas é realizada pelos agentes comunitários de saúde. Nas segundas-feiras, o atendimento ocorre das 7h às 16h.
De acordo com a coordenadora do Posto de Saúde de Piaçu, Lucy Correia Thiengo, a chegada das novas médicas representa um avanço significativo para a comunidade local. “É um ganho para os pacientes, que não precisam mais se deslocar até a Santa Casa de Muniz Freire. Muitas vezes, as pessoas deixavam de buscar atendimento devido à distância”, destacou.
As novas profissionais foram recebidas com agradecimento pelos pacientes do distrito. Para José Domingos Santos Assis, que buscou atendimento nesta segunda-feira, a chegada das profissionais retirou a necessidade de ir na Sede. “Acho muito bom. Posso ser atendido aqui, não preciso ir na Santa Casa”.
Leny Abreu destacou a facilidade com os atendimentos realizados no distrito. “Vim aqui hoje mostrar exames. Ter médica aqui é muito bom. Para a gente que é agricultora facilita muito. Não temos tempo para ir em Muniz Freire”.
A unidade estava sem médico fixo desde novembro, período em que profissionais temporários atenderam as consultas já agendadas. A rápida reposição e a ampliação do horário de atendimento reforçam o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua da saúde pública e com a qualidade de vida dos moradores do distrito de Piaçu.
por Tharsis Furtunato - Assessoria de Comunicação